Alunos debatem propostas sobre Resíduos e Meio Ambiente


Implantação de aterro sanitário, efetivação da coleta seletiva e o compromisso das empresas com o meio ambiente são uma das propostas apresentadas pelos alunos do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Divinópolis.

Estudantes das escolas estaduais Dona Antonia Valadares, Joaquim Nabuco e Martim Cyprien participantes do projeto reuniram-se quarta-feira (30), no anexo da Câmara, no Ed. Costa Rangel, para debaterem as propostas idealizadas por eles.

Desde de abril servidores e colaboradores discutiram com os estudantes, o conceito de Poder Legislativo, Função dos Poderes, Organização do Estado, Meio Ambiente e Técnicas de Oratória e postura. Após três mês de trabalho, os alunos elaboraram ações com base na temática do Parlamento Jovem 2010: Resíduos e Meio Ambiente.

Durante os meses de trabalho o projeto foi desenvolvido em cada escola. No dia 30, quarta-feira, os alunos das instituições se reuniram para exporem suas propostas e defenderem suas ideias.

Os estudantes foram divididos pelos subtemas: Produção (consumo e desperdício); Destinação (lixões e aterros) e Reaproveitamento (coleta seletiva, reciclagem e inserção produtiva dos catadores de materiais). Cada grupo debateu cerca de 15 propostas, modificando e excluindo quando acreditavam necessário.

Agora, as propostas irão a votação no dia 08 de julho, no Plenário da Câmara. Nesta plenária municipal, os alunos elegerão 9 propostas que serão encaminhadas para a Assembleia.

Em Belo Horizonte acontecerá a plenária estadual, quando outros municípios que estão desenvolvendo o projeto concomitantemente com Divinópolis, debaterão e votarão as melhores propostas para o estado, estas, serão encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Assembleia para possivelmente se transformarem em projeto de lei.
Fonte: Alinne Andrade - Cãmara Municipal de Divinópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário