Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico de Ouro Preto

Valorizar o patrimônio dos cidadãos ouro-pretanos foi o tema central da visita realizada pelo Parlamento Jovem, no dia 25 de agosto, ao Parque Horto dos Contos. Acompanhados por três monitores, os jovens do PJ da Câmara de Ouro Preto receberam explicações sobre a história e a diversidade da flora e da fauna do local.

Os membros participaram, ainda, da I Feira Cultural do Livro de Ouro Preto, debatendo sobre Educação Patrimonial na cidade onde vivem. Ministrada por Genivaldo dos Santos Florentino, a oficina sobre o assunto chamou a atenção dos jovens presentes, alertando-os acerca do papel fundamental que exercem na valorização do patrimônio histórico e cultural de Ouro Preto.

A aluna da Escola Estadual Dom Pedro II Raquel Alves Lopes, 17 anos, ressaltou a importância da experiência proporcionada pela iniciativa. “É através do Parlamento Jovem e da visita ao horto que a gente aprende a valorizar as riquezas de Ouro Preto, conhecendo nossa cidade para mostrá-la ao mundo. Nós moradores não somos apenas cidadãos, mas também fazemos parte da história do município”, enfatizou.

Segundo a diretora de Meio Ambiente de Ouro Preto, Maria das Graças de Melo Ferreira (Filinha), essa é a intenção de levar os jovens do programa até o Horto dos Contos. “Com a oficina de Educação Patrimonial, os alunos desenvolvem um outro olhar sobre o patrimônio em que estão inseridos e podem contribuir para a preservação do meio ambiente que compõe as atrações turísticas de Ouro Preto. Em parceria com a Biblioteca Pública, os jovens podem participar da I Feira Cultural do Livro e refletirem sobre a importância de conservação de áreas como a desse parque”, apontou Filinha.

“O objetivo do Parlamento Jovem é oferecer aos participantes um espaço de discussão, de troca de ideias. Ao trazê-los até o Parque Horto dos Contos, buscamos mais que um momento de lazer, um ambiente de reflexão. Nesta edição, a discussão do Parlamento Jovem é sobre questão ambiental e dos resíduos sólidos. Por meio dessa visita, os jovens puderam ver a importância de se preservar o meio ambiente”, concluiu a coordenadora do Parlamento Jovem da Câmara de Ouro Preto,Mariana Andrade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Ouro Preto

Um comentário: