A união faz a força?


Esse vídeo faz uma provocação bem humorada sobre a questão da força que um indivíduo pode adquirir quando participa de uma ação de forma coletiva.

Mas o que é mesmo participar?
Veja o diz a pedagoga Leandra Martins de Oliveira, no Mapa de Estudo sobre Participação Coletiva no Espaço da Escola

PARTICIPAR É...
- Opinar, compartilhar decisões, dividir responsabilidades ...
- Fazer parte


"Pensar na participação coletiva no espaço escolar é pensar em democracia, na partilha de poder entre diretores, professores, alunos, funcionários, pais, e comunidade local, partilha essa que implica igualdade nos processos de tomada de decisão e encaminhamento de ações para o bom funcionamento da escola."
Leandra Martins de Oliveira

Quando um adolescente resolve participar de um projeto que propõe pensar em demandas sociais, como no Parlamento Jovem, demonstra de antemão disposição para sair do espaço individual e ouvir o que o(s) outro(s) tem a dizer.

Nesse processo de socialização política, o jovem tem a oportunidade de conhecer diferentes realidades, compartilhar experiências e impressões e comprometer-se com as questões públicas a ponto de propor ações de melhoria para elas.

Participação coletiva efetiva pressupõe conhecimento prévio, compartilhado entre os membros de um grupo, além de uma crença na importância de sua ação. É essa crença que move as pessoas e que as faz sentir imprescindíveis.

O jovem do PJ tem esse perfil e por isso lhe é dado a oportunidade de levar para uma arena o conhecimento adquirido em grupo. Lá, com os diferentes pensamentos em torno de um mesmo objetivo, poderá debater ideias e votar suas sugestões visando a um mundo melhor.
 

"Quem me dera se eu fosse uma heroína! Ainda não chegou a mim esse poder - um verdadeiro desperdício para o mundo, tendo em vista todos os meus planos de salvar o planeta."
Francis Hellen Braga, 16 anos, de Pouso Alegre

3 comentários:

  1. ...parece haver pouca probabilidade de o Estado empregar esforços
    significativos no sentido da democratização do saber, sem que a isso seja
    compelido pela sociedade civil. No âmbito da unidade escolar, esta constatação
    aponta para a necessidade de a comunidade
    1
    participar efetivamente da gestão
    da escola de modo a que esta ganhe autonomia em relação aos interesses
    dominantes representados pelo Estado. E isso só terá condições de acontecer
    "na medida em que aqueles que mais se beneficiarão de uma democratização
    da escola puderem participar ativamente das decisões que dizem respeito a
    seus objetivos e às formas de alcançá-los"

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  2. A união faz a força efetivamente. Mas essa força pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. Um grupo pode ser manipulado e com isso produzir violência e exclusão. Além da união precisamos de espaço para a discussão aberta e livre sobre TODOS os temas e não apenas aqueles elencados por professores ou diretores como relevantes...

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