PJ EM CARATINGA FAZ VISITA AO ATERRO SANITÁRIO

0 comentários
Os alunos do Parlamento Jovem de Caratinga tem tido frequentes reuniões na Câmara Municipal.
Dando continuidade ao trabalho de pesquisa que eles vêm realizando para construção das propostas que serão enviadas para Belo Horizonte, foi feita uma visita ao aterro sanitário da cidade de Caratinga no dia 22 de maio.
Sob a orientação de Maria de Lurdes Gonçalves e Eliane Resende Lima, funcionárias da Casa, os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto como funciona o aterro.
A visita contou com a presença do geógrafo José Geraldo, que também é Diretor de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal.
Após a visita ao aterro sanitário, os jovens conheceram a Reserva Ecológica Feliciano Miguel Abdala, uma área de 957 hectares, formada por uma mata nativa em bom estado de conservação.
A região é hoje um dos últimos refúgios do macaco Muriqui, o maior primata das Américas. O objetivo foi apresentar essa importante região de preservação ambiental aos alunos.
Fonte: Camara Municipal de Caratinga

Palestras em Divinópolis

0 comentários
Durante os últimos dois meses, a Câmara Municipal de Divinópolis vem realizando o Parlamento Jovem de Minas com alunos das Escolas Estaduais Dona Antônia Valadares, Martin Cyprien e Joaquim Nabuco. Em abril, os estudantes participaram de palestras sobre o Organização do Estado, Funções dos Poderes e Poder Legislativo.

Já neste mês de maio, foi ministrado aos alunos uma palestra sobre o tema central do Parlamento Jovem de 2010: Resíduos Sólidos e Meio Ambiente. Para saber qual o destino dado ao lixo produzido no município, os estudantes visitam nos dias 18 e 19 de maio o Lixão e a Associação de Catadores de Divinópolis - Ascad.

Na quarta-feira, dia 18, os alunos das Escolas Estaduais Dona Antônia Valadares e Joaquim Nabuco conheceram o trabalho dos catadores de material reciclado do Lixão e da Ascad, aprendendo a diferenciar a realidade de cada um. No dia 19, os alunos da Escola Estadual Martin Cyprien vivenciam essa experiência.

Já na próxima sexta-feira, dia 21, todas as escolas se encontrarão no Plenário da Câmara para conhecerem o Parlamento Municipal e assistirem a uma palestra com profissionais da Funedi/Uemg, que desenvolvem um projeto de extensão e pesquisa no Parque do Gafanhoto.

No domingo, acontece um momento de lazer. Os estudantes passarão o Domingo no Parque - projeto desenvolvido pela Funedi/Uemg, no Parque do Gafanhoto, que oferece palestras, debates, oficinas e a gravação do Programa Música Ambiente.
Fonte: Assessoria de Imprensa da CM Divinópolis
Não deixem de ver o Blog do Parlamento Jovem de Divinópolis. O link está ao lado!
Eugênia

Juiz de Fora promove encontro com participantes do PJ

0 comentários
No dia 14/05 (sexta-feira) O Centro de Atenção ao Cidadão da CMJF promoveu um encontro das três escolas participantes do PJ Minas de Juiz de Fora (Colégio Santos Anjos, Colégio Santa Catarina e Escola Estadual Coronel Antônio Alves Teixeira) a fim de dar continuidade à capacitação de seus alunos integrantes do Parlamento Jovem.

O encontro ocorreu no auditório do Colégio Santos Anjos, quando foram realizadas duas palestras. Uma da presidente da Associação Municipal de Catadores de Papel e Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (ASCAJUF) Janaína Aparecida Silva, cujo objeto foi o papel dos catadores e as dificuldades do trabalho da associação, a partir de sua experiência como líder do movimento. A segunda palestra foi proferida pelo Sociólogo do Centro de Atenção ao Cidadão da CMJF, Sérgio Peres Dutra, que em um primeiro momento relembrou a temática do PJ Minas 2010 e seus subtemas: produção (consumo e desperdício); destinação (lixões e aterros); e reaproveitamento (coleta seletiva, reciclagem, inserção produtiva dos catadores de materiais).
Em seguida, o sociólogo discorreu sobre a questão dos Resíduos Sólidos e o Meio Ambiente a partir da informação obtida por meio da Gerência de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - GGCT / ALMG, quando de sua participação no curso de capacitação para monitores do PJ Minas, ocorrida em março de 2010 e promovida pela Escola do Legislativo da ALMG.
Fonte: Sérgio Dutra - CMJF

PJ em Pouso Alegre recebe Chefe Regional do IBAMA

0 comentários
Nesta tarde, 12 de maio, o Chefe Regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis- IBAMA, Fernando Bonilo, esteve na Câmara Municipal de Pouso Alegre para sanar as dúvidas dos jovens sobre a função do IBAMA.

De acordo com Fernando Bonilo, o IBAMA assume as questões ambientais que não foram realizadas pelo município ou pelo Estado, cuida da fiscalização da água, fauna, flora e solo e desenvolve diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural. Bonilo falou ainda sobre a dificuldade para a construção de imóveis ambientalmente compatíveis.

De acordo com o aluno do ensino médio Andrei Ribeiro Simões, a reunião foi importante para esclarecer as dúvidas em relação aos resíduos sólidos. Ele disse também que as informações fornecidas servem de base para a construção das propostas que serão encaminhadas, pelos jovens, à Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Segundo o monitor do Parlamento Jovem, Bruno Dias, as reuniões são importantes para que os jovens possam conhecer a competência de cada orgão ambiental e através deste conhecimento nortear o desenvolvimento de seus trabalhos.

Os estudantes irão participar do Parlamento Jovem de Minas, que acontecerá em setembro deste ano na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Fonte:ASCOM/Leidiana Palma

PJ em Pouso Alegre promove encontro com engenheiro ambiental da Copasa

0 comentários
Nove participantes do PJ se reuniram com o Dr. Ronaldo Augusto para debaterem soluções para o meio ambiente.

Na tarde desta sexta-feira, 07 de maio, o Parlamento Jovem de Pouso Alegre recebeu o engenheiro ambiental da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), Dr. Ronaldo Augusto G. Dias.

O Objetivo do encontro era sanar as dúvidas dos jovens sobre o papel da empresa na preservação do meio ambiente.

Os jovens questionaram as formas de tratamento de água e esgoto, o impacto econômico gerado pelo tratamento de água poluída, os trabalhos da empresa para conscientizar a população a preservar o meio ambiente.

De acordo com Dr. Ronaldo Dias, existe o Programa de Educação Ambiental nas escolas para educar os estudantes e a comemoração do dia da água e distribuição de folhetos educativos para sensibilizar os adultos.

Sobre o problema de residências e empresas que causam mal ao meio ambiente ao jogarem óleo de cozinha pelo ralo da pia, que provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, os jovens sugeriram uma parceria da Copasa com a Cooperativa para realização da coleta de óleo de cozinha.

De acordo com o monitor do Parlamento, Bruno Dias, a reunião foi importante para que os jovens possam distinguir a responsabilidade de cada órgão, no caso o que é pertinente a Copasa. Ele disse ainda, que o encontro proporcionou entendimento sobre o funcionamento do tratamento de água e esgoto do estado de Minas.

Segundo Mônica Fonseca Franco, membro do Parlamento, a reunião esclareceu as dúvidas sobre o tratamento de água e o saneamento básico feito na cidade, assim se pode ter uma visão melhor sobre os desdobramentos da Copasa para o meio ambiente.

Fonte: ASCOM -Leidiana Palma

Leis Municipais.com.br

0 comentários
Pessoal,

acrescentei um link ao lado para facilitar na busca de legislação municipal relativa a resíduos sólidos.

A busca no site é simples e as leis disponibilizadas pelos municípios estão consolidadas lá.

Deem uma olhada lá. É o Leis Municipais.

Abraço
Eugênia

PJ de Minas - Agente transformador

0 comentários
O Parlamento Jovem pode mudar a percepção do jovem sobre sua comunidade. Vejam o que dizem as alunas Beatriz Fontes e Tamires Monteiro, da Escola Estadual Raul de Leoni, de Viçosa.




Fonte: Geórggio Filipe, monitor da UFV

Novidades de Visconde do Rio Branco

0 comentários
Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco realiza mais uma etapa do Parlamento Jovem


A Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco realizou no dia 04 de maio, às 19h, na sede da Casa Legislativa a segunda etapa do Parlamento Jovem, onde, na ocasião, compareceram os alunos das escolas Rafaela Minicucci e Colégio Municipal Rio Branco. Devido a greve na rede estadual de ensino, o comparecimento dos alunos da Escola Estadual Celso Machado ficou prejudicado.

Os 30 alunos presentes foram divididos em dois grupos de trabalho onde cada grupo se dedicou a sub-temas específicos e também, na oportunidade, foi escolhido por eles o relator de cada grupo, além de ser apresentado a eles pelos monitores Gevânia Aparecida Gonçalves, Antônio Alves da Costa Filho e Valdomiro Mafalda o procedimento de votação das propostas dos grupos supracitados.

O próximo passo do projeto foi o agendamento para a data de 18 de maio onde as propostas serão trabalhadas.

Já no dia 29 de maio haverá o lançamento do Fórum Ambiental.

Fonte: Antônio Alves da Costa Filho - CM Visconde do Rio Branco

Apesar da greve, PJ em Viçosa segue com força

0 comentários
Capacitação dos alunos das duas escolas participantes do PJ-Viçosa segue a todo vapor, apesar da greve nas escolas estaduais


Mesmo com alguns contratempos (greve de professores, semana de prova, etc.) a capacitação dos alunos das duas escolas participantes do Parlamento Jovem-Viçosa vem sendo executada de forma bem conveniente. Até agora já foi elaborado um bom número de apostilas pelos monitores do projeto que serve de base para a dinâmica nos trabalhos com os alunos.

Meio ambiente; Estado, Participação e Cidadania; Leis e Políticas Públicas e Políticas Públicas Ambientais no Estado e no município já foram abordados nos encontros. A idéia é tentar trabalhar o mais padronizado possível com as duas escolas de forma dinâmica e satisfatória para os alunos, respeitando sempre as subjetividades de cada um.

Para satisfação dos coordenadores e monitores do projeto, os alunos da Escola Estadual Raul de Leoni optaram por continuar os encontros mesmo com a greve escolar, o que foi bem proveitoso, pois ajudou a nivelar as duas escolas quanto à abordagem do mesmo tema nos encontros semanais.

“É satisfatório ver como esses alunos vêm mudando gradualmente sua postura nos encontros. O que se vê agora são alunos que fazem questão de participar dos debates e das dinâmicas, sem contar na base de conceitos que se faz presente em suas participações”, diz Geórggio Filipe, um dos monitores que trabalha com a Escola Estadual Raul de Leoni.

A Câmara Municipal de Viçosa oferecerá um encontro conjunto com as duas escolas no dia 28 de maio na sede da casa. O encontro contará com pessoas ilustres do cenário político viçosense, bem como tratará do tema Comunicação, que será ministrado por uma das coordenadoras do projeto, Mônica Bernardi, diretora da Câmara Escola e formada em jornalismo. Além disso, os alunos apreciarão um lanche feito com o que geralmente não é utilizado dos alimentos, mas que pode sim ser utilizado e que, aliás, é bastante saboroso.

Fonte: Geórggio Filipe, monitor da UFV

Curso de Capacitação no PJ em Poços de Caldas

1comentários
Cursos de capacitação encerram mais uma etapa do Parlamento Jovem

A Câmara Municipal promoveu nos meses de março e abril, através da Escola do Legislativo, cursos de capacitação para professores e monitores do Parlamento Jovem 2010. No último dia 08, essa etapa foi concluída e agora eles irão trabalhar com os alunos na pesquisa, debate e apresentação de propostas sobre o tema “Resíduos e Meio Ambiente”. Essas propostas serão encaminhadas à Câmara Municipal e à Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Segundo a coordenadora do Parlamento Jovem da Câmara de Poços, Arlis Silva Bassi, os cursos foram realizados graças à participação voluntária de professores da PUC e servidores do Poder Legislativo e serviu de base para os trabalhos que serão realizados nas escolas que integram o projeto. No total, cinco escolas aderiram ao programa: Colégio Municipal Dr. José Vagas de Souza, Escola Municipal Raphael Sanches, Escola Estadual João Eugênio de Almeida, Escola Municipal Mariquinhas Brochado e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Parque das Nações.

Os temas dos cursos de capacitação foram: Resíduos e Meio Ambiente (Professora Maria Tereza Mariano Miguel); Mobilização e Participação Política (Professor Alexandre Dantas); O Poder Legislativo Estadual (Dra. Elina Jurema Costa); O Poder Legislativo Municipal (Dr. Ernani Maran); Instrumentos de Cidadania e Eventos Institucionais (Arlis Silva Bassi); Estado, Democracia e Políticas Públicas (Professor Fabiano Melo); Dinâmica de Grupo e Atividades de Integração (Professor Jailton Bernardes Faria Dias).

Próximas atividades

No mês de maio, em data ainda a ser agendada pela Câmara, os estudantes participarão de oficinas de Redação, Oratória e Plano Diretor do Município. Em junho, eles se reunirão na Câmara novamente para a Plenária Final, quando serão discutidas e votadas as propostas. Lembrando que dez alunos de Poços serão selecionados para participarem do Parlamento Jovem Mineiro, que ocorrerá no mês de setembro, em Belo Horizonte.

Fonte: Site da C.M. de Poços de Caldas

PJ em Juiz de Fora faz reunião nesta sexta, 07 de maio

0 comentários
Parlamento Jovem discute sobre resíduos sólidos sexta-feira, 07 de maio

O Parlamento Jovem em Juiz de Fora volta a se reunir sexta-feira, a partir das 15h, no auditório do Colégio Santos Anjos. Os adolescentes vão assistir à palestra do professor César Barra, da Faculdade de Engenharia da UFJF, sobre resíduos sólidos, e de Janaína Aparecida Silva, presidente da Associação Municipal de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf), a respeito da atividade que desenvolvem.

Além dos estudantes do Colégio Santos Anjos, estarão presentes os alunos do Colégio Santa Catarina e da Escola Estadual Coronel Antônio Alves, num total de 90 participantes do projeto, matriculados na 1ª e 2ª séries do ensino médio. Os trabalhos são coordenados pelo Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) do Legislativo. Três estagiárias do Curso de Ciências Sociais da UFJF vinculadas ao órgão e outras três selecionadas pela universidade contribuem para a capacitação dos jovens.

Debates são desenvolvidos sobre cidadania, participação popular e meio ambiente. O tratamento aos resíduos sólidos é o tema central de 2010, a ser subdividido em produção – consumo e desperdício; destinação – lixões e aterros, e reaproveitamento – coleta seletiva, reciclagem e inserção produtiva dos catadores de materiais. Cada escola apresentará cinco propostas de cada um dos subtemas.

A consolidação do trabalho local se dará nos dias 29 e 30 de junho quando o Parlamento Jovem de Juiz de Fora define as propostas que defenderá em 16 e 17 de setembro, quando o Parlamento Jovem de Minas terá plenária em Belo Horizonte. O projeto está sendo desenvolvido em 12 cidades do Estado.

Texto elaborado pela Coordenadoria de Comunicação Social da CM de Juiz de Fora

PJ em Viçosa tem participação efetiva no Parlamento

0 comentários
PARLAMENTO JOVEM EM DIÁLOGO COM OS DILEMAS AMBIENTAIS DE VIÇOSA

Os alunos de ensino médio integrantes do Parlamento Jovem, bem como os monitores do Curso de Ciências Sociais da UFV, participaram no dia 9 de abril de uma Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Viçosa, que debateu o tema da preservação da APA - Área de Proteção Ambiental do rio São Bartolomeu. O rio é a principal fonte de água do Município, responsável por 50% do abastecimento de água na cidade de Viçosa.
O debate girou também em torno de outras questões ambientais, contando com a presença de autoridades especialistas em Meio Ambiente, foco das discussões do Parlamento Jovem de Minas 2010.
A participação dos estudantes foi importante como modo de aproximá-los do Parlamento e envolvê-los nas discussões dos temas socioambientais de Viçosa.

ESTUDOS LEGISLATIVOS E FORMAÇÃO DE MONITORES EM VIÇOSA

A coordenação do Parlamento Jovem de Minas 2010 no município de Viçosa elaborou uma série de encontros para serem realizados semanalmente com o intuito de promover um maior entendimento acerca do Legislativo. A partir de bibliografias, oriundas de expoentes de peso da área de Ciência Política, os monitores elaboram seminários supervisionados pelos professores-coordenadores, estudiosos da área.
Os temas abordados perpassam a discussão em torno das instituições públicas em âmbitos nacional e internacional.
Essas atividades proporcionam aos monitores o embasamento teórico necessário para orientar de forma mais consistente o pensamento dos alunos do ensino médio acerca do Legislativo.

Fonte: Bruna Soares de Souza, monitora da UFV

PJ em Visconde do Rio Branco deverá criar Fórum Ambiental

0 comentários
Nesta terça-feira, 04 de maio, a Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco criará Grupos de Trabalho visando dividir os cerca de 80 alunos participantes do Parlamento Jovem de Minas em 3 grupos temáticos. Esta atividade vai ocorrer na própria Câmara Municipal, que está sendo local privilegiado para as atividades do PJ.

Em breve, deverá ser criado na Câmara um Fórum Ambiental, como parte das atividades do PJ.