EQUIPE DO PJ EM VIÇOSA FAZ VISITA AO GALPÃO RECICLAR E ACAT

Na quinta-feira, dia 10/06, os alunos e monitores do PJ em Viçosa fizeram uma visita ao Galpão do Projeto Reciclar (ASBEN), que é responsável pela coleta de Resíduos Sólidos dentro da Universidade Federal de Viçosa.
Lá eles evidenciaram como é fe
ito o processo da coleta, sendo que no Galpão Reciclar essa coleta acontece de maneira binária: ou seja, separa-se o lixo orgânico e o inorgânico. Além disso, assistiram a uma demonstração de como funciona uma Prensadora de Materiais Recicláveis.
No dia 1º de junho, os alunos visitaram a ACAT (Associação de Catadores) do município, podendo assim evidenciar como a coleta de lixo ainda é um grande desafio necessitado de atenções (medidas solucionadoras). Nessa ocasião, algumas alunas da EE. Raul de Leoni prestaram depoimentos consideráveis a partir do que puderam observar na ACAT:

Beatriz falou sobre o comodismo dos catadores, quando estes afirmaram gostar de trabalhar naquelas condições, colocando em segundo plano suas próprias necessidades.
Já Tamires incomodou-se com a infra-estrutura do local (ACAT) dizendo que existe uma dificuldade para se trabalhar lá devido às precárias condições que o espaço oferece para a realização do trabalho dos catadores.
Grazi acredita que ainda falta conhecimento (divulgação) do trabalho que é realizado na ACAT. Segundo ela, nem todo mundo sabe da existência do local.


Érica, por sua vez, diz que gostou da visita à ACAT, pois serviu para mostrar a realidade. “As pessoas catam o lixo, pois não têm outra opção”, diz. A população da cidade, segundo Érica, precisa entender que os catadores realizam essa função por uma questão de necessidade.

Na semana que vem, no dia 14 (segunda-feira), a equipe do PJ em Viçosa assistirá a uma palestra proferida por Marcos Magalhães, que atualmente dialoga com as atividades desenvolvidas pelo Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), este que acaba de assumir a responsabilidade pela gestão dos resíduos Sólidos no Município de Viçosa.

Fonte: Bruna Soares de Souza, monitora da UFV

Nenhum comentário:

Postar um comentário