Com a participação de três escolas locais do ensino médio e de cerca de 90 estudantes, a Câmara Municipal de Juiz de Fora realiza nesta quarta-feira, dia 30 de junho, a partir das 14 horas, a plenária final do Parlamento Jovem Municipal. Segundo o coordenador do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) da Câmara, Plínio César Mansur da Silva, o projeto contribuiu para a formação cidadã dos jovens e foi uma oportunidade para eles conhecerem o Parlamento e exercerem suas competências num espaço de participação democrática e de atuação política.
Ao longo desse primeiro semestre de 2010, a Câmara Municipal de Juiz de Fora, em parceria com o curso de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizou uma série de atividades visando a preparação dos jovens para a atuação no Parlamento Jovem. Além de cursos de formação política e de educação para a cidadania, os estudantes participaram de oficinas de trabalho para pesquisar, discutir e apresentar propostas de ação para o Poder Público em torno do tema “Resíduos Sólidos – Meio Ambiente”, que foi o escolhido para essa primeira edição do projeto.
Nessa quarta-feira, os estudantes da E.E. Antônio Alves Teixiera, do Colégio Santos Anjos e do Colégio Santa Catarina, que atuaram no Parlamento Jovem Municipal, estarão reunidos no Plenário da Câmara Municipal para discutir e votar as propostas que irão integrar o documento final do PJ de Juiz de Fora, além de nove propostas que serão enviadas à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, para subsidiar o documento base do Parlamento Jovem de Minas 2010, etapa estadual do projeto, a ser realizada em setembro próximo.
Parlamento Jovem de Divinópolis inicia etapa final
0 comentáriosDivinópolis já está se preparando para a etapa final do Parlamento Jovem Municipal. Nessa quarta-feira, dia 30 de junho, os alunos das escolas estaduais Dona Antonia Valadares, Joaquim Nabuco e Martim Cyprien, participantes do projeto, se reúnem na Câmara Municipal para debater as propostas que serão apreciadas por eles, na etapa final do projeto. O encontro será a partir das 14 horas, no Anexo Vereador José Milton, no Ed. Costa Rangel.
Nesse primeiro encontro, os estudantes vão ter a oportunidade de conhecer as propostas de cada uma das três escolas, discuti-las e já fazer uma primeira votação, anexando propostas semelhantes, consolidando e selecionando aquelas que irão para a sessão final, no Plenário da Câmara, no próximo dia 8 de julho. Na sessão final, os alunos elegerão 9 propostas que serão encaminhadas para a Assembleia Legislativa, visando subsidiar o documento base da etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas 2010, que irá se realizar em Belo Horizonte, em setembro próximo. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Divinópolis, o vereador Edmar Rodrigues, as propostas de Divinópolis serão estudadas pela Câmara e poderão se transformar em projeto de lei ou indicação ao Executivo Municipal.
O Parlamento Jovem Municipal de Divinópolis vem sendo desenvolvido desde o último mês de abril, com participação de cerca de 75 alunos, de três escolas de ensino médio do município. Ao longo do semestre os estudantes tiveram cursos, oficinas e outras atividades, nas quais foram desenvolvidas conteúdos fundamentais para a formação política dos jovens, como papel do Poder Legislativo, função dos Poderes, Organização do Estado, Técnicas de Oratória e postura. Eles tiveram também informações e discussões sobre o tema central do Parlamento Jovem de Minas 2010, que aborda a questão dos “Resídulos Sólidos e Meio Ambiente”. Além de palestras, os alunos visitaram o lixão e a Ascad em Divinópolis, e o Centro Mineiro de Referência em Resíduos em Belo Horizonte.
A plenária municipal do Parlamento Jovem de Divinópolis será no dia 8 de julho, no Plenário da Câmara e será transmitida ao vivo pela Tv Câmara, canal 13 – TV Candidés, a partir das 14 horas.
Oficina de redação no Parlamento Jovem BH
0 comentários
Saiu no blog do Parlamento Jovem BH:
"No dia 18/05, os redatores de cada escola participante do PJ BH 2010 e os monitores da PUC Minas participaram da Oficina de Redação, com o propósito de se prepararem para redigir adequadamente as propostas que serão encaminhadas para as discussões na Pré-plenária e na Plenária do Parlamento Jovem."
"No dia 18/05, os redatores de cada escola participante do PJ BH 2010 e os monitores da PUC Minas participaram da Oficina de Redação, com o propósito de se prepararem para redigir adequadamente as propostas que serão encaminhadas para as discussões na Pré-plenária e na Plenária do Parlamento Jovem."
Parlamento Jovem inicia atividades em Ouro Preto
0 comentáriosOs jovens ouro-pretanos ganharam mais uma forma de debate político e cidadão no município: o Parlamento Jovem. O programa foi lançado nessa sexta-feira (11), no Auditório da Escola de Farmácia. Essa é uma parceria da Câmara Municipal de Ouro Preto com o Núcleo de Direitos Humanos, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
“O Parlamento Jovem proporciona aos jovens do Ensino Médio um espaço de reflexão, discussão de ideias e troca de informações. Eles terão uma formação política, participativa e cidadã. É interessante que ao final de todos os trabalhos, os participantes compreenderão que o jovem pode mudar a sua realidade e colaborar para melhorar a vida da sociedade do município”, salienta a coordenadora do Parlamento Jovem de Ouro Preto, Mariana Andrade.
De acordo com uma das participantes do programa, Amanda Silva, 15 anos, aluna da Escola Estadual José Leandro, o Parlamento Jovem possibilita o contato mais direto com a política municipal e estadual. Já para o estudante de Direito da Ufop Luiz Carlos Garcia, um dos monitores do Parlamento Jovem, o projeto “é uma oportunidade única de aliar a extensão – foco do Núcleo de Direitos Humanos da Ufop – com a construção da democracia de forma participativa”, através dos trabalhos desenvolvidos com os adolescentes do município.
Em 2010, acontece a primeira edição do Parlamento Jovem de Ouro Preto, que atenderá a 75 alunos do Ensino Médio, de cinco escolas da rede pública e privada do município (sede e distritos): Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, Escola Estadual Dom Pedro II, Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade, Escola Estadual Antônio Pereira (distrito de Antônio Pereira) e Escola Estadual José Leandro (em Santa Rita de Ouro Preto).
Resíduos e Meio Ambiente
Os debates e ações desenvolvidas pelo Parlamento Jovem neste ano, em todo o Estado, têm o tema central “Resíduos e Meio Ambiente”. Dessa forma, serão abordadas discussões sobre produção (consumo e desperdício), destinação (lixões e aterros) e reaproveitamento (coleta seletiva, reciclagem e inserção produtiva de catadores de materiais).
Durante a solenidade de lançamento do programa, a diretora de Meio Ambiente de Ouro Preto, Maria das Graças de Melo Ferreira (Filinha), apresentou a importância do assunto aos jovens. “Esse tema é muito relevante, pois o planeta vive uma crise socioambiental. Por isso, precisamos trabalhar com a juventude os três R's, que são Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Através de palestras e dinâmicas, vamos procurar conscientizar esses jovens sobre a responsabilidade de todos contribuírem com o meio ambiente”, afirmou.
Participaram da cerimônia de lançamento do Parlamento Jovem: o presidente da Câmara de Ouro Preto, vereador Júlio Pimenta (PPS); a coordenadora do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), Leila de Carvalho; a diretora de Meio Ambiente do município, Maria das Graças de Melo Ferreira (Filinha); o secretário municipal de Governo, Antônio Carlos de Oliveira, representando o prefeito Angelo Oswaldo; Ercília Rocha de Lima, da Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto; Dário de Assis Ferreira, representando a secretária municipal de Educação, Marcília Chaves; a aluna de Direito Andressa Schiassi e demais monitores do Núcleo de Direitos Humanos da Ufop; além de mais de 40 alunos das escolas participantes do Parlamento Jovem.
Fonte: Ana Paula Martins - Assessoria de Comunicação e Eventos da Câmara Municipal de Ouro Preto
VOTAÇÃO ADIADA
0 comentários
Essa tema nos interessa muito diretamente! Vocês estão acompanhando a discussão do projeto de lei, que está em tramitação no Senado Federal, tratando da instituição de uma Política Nacional de Resíduos Sólidos? Pois é, temos novidades! A sessão conjunta de quatros comissões para exame do projeto terminou sem a votação da matéria.
A sessão foi realizada na última quarta-feira, dia 9 de junho, no Senado Federal, com a participação das Comissões . de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Econômicos (CAE), de Assuntos Sociais (CAS) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O Senado está apreciando agora o substitutivo já aprovado e encaminhado pela Câmara dos Deputado àquela Casa, em meados do último mês de março. O substitutivo é, em poucas palavras, uma nova versão do projeto que acolhe mudanças ao texto original.
O projeto de lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos está tramitando há mais de 20 anos no Congresso Nacional e eventuais alterações no substitutivo enviado plea Câmara dos Deputados, obrigará nova análise do projeto por parte daquela Casa.
O que aconteceu?
Durante a sessão conjunta na última quarta-feira, dia 9, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), em apoio ao senador Cícero Lucena (PSDB-PB), apresentou pedido de verificação de quórum. Como não havia número mínimo de senadores previsto no regimento do Senado, a reunião foi encerrada sem a decisão da proposta, cuja votação deverá ser feita em reunião futura, ainda a ser marcada. Leia mais
O projeto
O projeto de lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, seus princípios, objetivos e instrumentos, estabelece também as diretrizes e normas de ordem pública e interesse social para o gerenciamento dos diferentes tipos de resíduos sólidos. Entre as mudanças que deverão ser implementadas com a nova política, quando aprovada pelo Congresso Nacional, está a responsabilização de todos os setores sobre os resíduos gerados, desde o produtor, passando por aqueles que comercializam até o consumidor final e os serviços de limpeza urbana.
Os materiais que contém substâncias tóxicas, por exemplo, como lâmpadas, pilhas e eletrônicos deverão ser recolhidos pelos seus fabricantes e distribuidores, ação que é de vital importância para a preservação do meio ambiente e da saúde de toda a população.Outro ponto positivo do projeto de lei é a possibilidade de incentivos fiscais para aqueles que contratam serviços de reciclagem, beneficiando a sociedade na questão ambiental e na geração de empregos.
A sessão foi realizada na última quarta-feira, dia 9 de junho, no Senado Federal, com a participação das Comissões . de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de Assuntos Econômicos (CAE), de Assuntos Sociais (CAS) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). O Senado está apreciando agora o substitutivo já aprovado e encaminhado pela Câmara dos Deputado àquela Casa, em meados do último mês de março. O substitutivo é, em poucas palavras, uma nova versão do projeto que acolhe mudanças ao texto original.
O projeto de lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos está tramitando há mais de 20 anos no Congresso Nacional e eventuais alterações no substitutivo enviado plea Câmara dos Deputados, obrigará nova análise do projeto por parte daquela Casa.
O que aconteceu?
Durante a sessão conjunta na última quarta-feira, dia 9, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), em apoio ao senador Cícero Lucena (PSDB-PB), apresentou pedido de verificação de quórum. Como não havia número mínimo de senadores previsto no regimento do Senado, a reunião foi encerrada sem a decisão da proposta, cuja votação deverá ser feita em reunião futura, ainda a ser marcada. Leia mais
O projeto
O projeto de lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, seus princípios, objetivos e instrumentos, estabelece também as diretrizes e normas de ordem pública e interesse social para o gerenciamento dos diferentes tipos de resíduos sólidos. Entre as mudanças que deverão ser implementadas com a nova política, quando aprovada pelo Congresso Nacional, está a responsabilização de todos os setores sobre os resíduos gerados, desde o produtor, passando por aqueles que comercializam até o consumidor final e os serviços de limpeza urbana.
Os materiais que contém substâncias tóxicas, por exemplo, como lâmpadas, pilhas e eletrônicos deverão ser recolhidos pelos seus fabricantes e distribuidores, ação que é de vital importância para a preservação do meio ambiente e da saúde de toda a população.Outro ponto positivo do projeto de lei é a possibilidade de incentivos fiscais para aqueles que contratam serviços de reciclagem, beneficiando a sociedade na questão ambiental e na geração de empregos.
EQUIPE DO PJ EM VIÇOSA FAZ VISITA AO GALPÃO RECICLAR E ACAT
0 comentáriosNa quinta-feira, dia 10/06, os alunos e monitores do PJ em Viçosa fizeram uma visita ao Galpão do Projeto Reciclar (ASBEN), que é responsável pela coleta de Resíduos Sólidos dentro da Universidade Federal de Viçosa.
Lá eles evidenciaram como é fe
ito o processo da coleta, sendo que no Galpão Reciclar essa coleta acontece de maneira binária: ou seja, separa-se o lixo orgânico e o inorgânico. Além disso, assistiram a uma demonstração de como funciona uma Prensadora de Materiais Recicláveis.
No dia 1º de junho, os alunos visitaram a ACAT (Associação de Catadores) do município, podendo assim evidenciar como a coleta de lixo ainda é um grande desafio necessitado de atenções (medidas solucionadoras). Nessa ocasião, algumas alunas da EE. Raul de Leoni prestaram depoimentos consideráveis a partir do que puderam observar na ACAT:
No dia 1º de junho, os alunos visitaram a ACAT (Associação de Catadores) do município, podendo assim evidenciar como a coleta de lixo ainda é um grande desafio necessitado de atenções (medidas solucionadoras). Nessa ocasião, algumas alunas da EE. Raul de Leoni prestaram depoimentos consideráveis a partir do que puderam observar na ACAT:
Beatriz falou sobre o comodismo dos catadores, quando estes afirmaram gostar de trabalhar naquelas condições, colocando em segundo plano suas próprias necessidades.
Já Tamires incomodou-se com a infra-estrutura do local (ACAT) dizendo que existe uma dificuldade para se trabalhar lá devido às precárias condições que o espaço oferece para a realização do trabalho dos catadores.
Grazi acredita que ainda falta conhecimento (divulgação) do trabalho que é realizado na ACAT. Segundo ela, nem todo mundo sabe da existência do local.
Érica, por sua vez, diz que gostou da visita à ACAT, pois serviu para mostrar a realidade. “As pessoas catam o lixo, pois não têm outra opção”, diz. A população da cidade, segundo Érica, precisa entender que os catadores realizam essa função por uma questão de necessidade.
Na semana que vem, no dia 14 (segunda-feira), a equipe do PJ em Viçosa assistirá a uma palestra proferida por Marcos Magalhães, que atualmente dialoga com as atividades desenvolvidas pelo Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), este que acaba de assumir a responsabilidade pela gestão dos resíduos Sólidos no Município de Viçosa.
Fonte: Bruna Soares de Souza, monitora da UFVCapelinha na web
0 comentáriosPessoal,
Capelinha comunica as várias formas de comunicação que desenvolveram para o Parlamento Jovem de Minas. Vejam só:
Twitter: http://twitter.com/parlamentocap
Orkut: parlamentojovemcapelinha
Blog: http://www.parlamentojovemcapelinha.blogspot.com/
Fonte: Cleide, da CM de Capelinha
Monitores de Viçosa encaminham notícias sobre o PJ
0 comentáriosNós, aqui em Viçosa, estamos muito felizes. Demos um passo muito importante.
Na sexta-feira, dia 28/05, aconteceu aqui na Câmara Municipal de Viçosa nosso primeiro encontro conjunto referente ao Parlamento Jovem. A reunião contou com a presença de todos os envolvidos no Projeto: os alunos do Colégio Carmo e da E.E. Raul de Leoni, com suas respectivas diretoras e supervisoras; nós, os monitores do PJ; nossa equipe coordenadora, além de vereadores da Câmara Municipal.
Fizemos uma apresentação de tudo que estamos realizando. Houve também uma solenidade conduzida pela Presidente da Câmara, acompanhada da fala de alguns vereadores, que nos parabenizaram pelo trabalho aqui em Viçosa. Em seguida, desenvolvemos, com os adolescentes, dinâmicas visando à desinibição -importante para um bom trabalho em grupo -e ao final, saboreamos um lanchinho fornecido pela Casa. Foi um dia super gostoso.
Estamos muito otimistas, pois os alunos estão com significativa base nos conceitos trabalhados nos encontros até o presente momento, que são: “Meio Ambiente, Resíduos Sólidos e Educação Ambiental”; “Estado, Democracia e Participação Cidadã”; “Processo Legislativo e Políticas Publicas”; Políticas Publicas e Meio Ambiente”; Meio Ambiente e Resíduos Sólidos”. Outro fator importante e essencial é que as duas escolas estão niveladas: todos os conteúdos trabalhados numa foram trabalhados noutra, o que nos deixa muito gratificados.
Agora, os alunos serão divididos pelos subtemas Produção, Destinação e Reaproveitamento. Procuraremos trabalhar os GTs de maneira conjunta, com os alunos das duas escolas, para estimular uma discussão sobre um tema comum às duas realidades: o lixo na cidade de Viçosa. E para pensarem as leis acerca dessa temática é fundamental que as duas escolas trabalhem de maneira integrada.
O Parlamento Jovem em Viçosa está dando um passo importantíssimo agora. Estamos contentíssimos. Queremos muito compartilhar isso com vocês. Acreditamos que estamos conseguindo atingir todos os objetivos previstos para o PJ Minas, o que nos é extremamente significativo.
Na sexta-feira, dia 28/05, aconteceu aqui na Câmara Municipal de Viçosa nosso primeiro encontro conjunto referente ao Parlamento Jovem. A reunião contou com a presença de todos os envolvidos no Projeto: os alunos do Colégio Carmo e da E.E. Raul de Leoni, com suas respectivas diretoras e supervisoras; nós, os monitores do PJ; nossa equipe coordenadora, além de vereadores da Câmara Municipal.
Fizemos uma apresentação de tudo que estamos realizando. Houve também uma solenidade conduzida pela Presidente da Câmara, acompanhada da fala de alguns vereadores, que nos parabenizaram pelo trabalho aqui em Viçosa. Em seguida, desenvolvemos, com os adolescentes, dinâmicas visando à desinibição -importante para um bom trabalho em grupo -e ao final, saboreamos um lanchinho fornecido pela Casa. Foi um dia super gostoso.
Estamos muito otimistas, pois os alunos estão com significativa base nos conceitos trabalhados nos encontros até o presente momento, que são: “Meio Ambiente, Resíduos Sólidos e Educação Ambiental”; “Estado, Democracia e Participação Cidadã”; “Processo Legislativo e Políticas Publicas”; Políticas Publicas e Meio Ambiente”; Meio Ambiente e Resíduos Sólidos”. Outro fator importante e essencial é que as duas escolas estão niveladas: todos os conteúdos trabalhados numa foram trabalhados noutra, o que nos deixa muito gratificados.
Agora, os alunos serão divididos pelos subtemas Produção, Destinação e Reaproveitamento. Procuraremos trabalhar os GTs de maneira conjunta, com os alunos das duas escolas, para estimular uma discussão sobre um tema comum às duas realidades: o lixo na cidade de Viçosa. E para pensarem as leis acerca dessa temática é fundamental que as duas escolas trabalhem de maneira integrada.
O Parlamento Jovem em Viçosa está dando um passo importantíssimo agora. Estamos contentíssimos. Queremos muito compartilhar isso com vocês. Acreditamos que estamos conseguindo atingir todos os objetivos previstos para o PJ Minas, o que nos é extremamente significativo.
Fonte: Monitores do PJ - Ciências Sociais da UFV
Assinar:
Postagens (Atom)