Sob a orientação de Maria de Lurdes Gonçalves e Eliane Resende Lima, funcionárias da Casa, os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto como funciona o aterro.
PJ EM CARATINGA FAZ VISITA AO ATERRO SANITÁRIO
0 comentáriosSob a orientação de Maria de Lurdes Gonçalves e Eliane Resende Lima, funcionárias da Casa, os alunos tiveram a oportunidade de ver de perto como funciona o aterro.
Palestras em Divinópolis
0 comentáriosJá neste mês de maio, foi ministrado aos alunos uma palestra sobre o tema central do Parlamento Jovem de 2010: Resíduos Sólidos e Meio Ambiente. Para saber qual o destino dado ao lixo produzido no município, os estudantes visitam nos dias 18 e 19 de maio o Lixão e a Associação de Catadores de Divinópolis - Ascad.
Na quarta-feira, dia 18, os alunos das Escolas Estaduais Dona Antônia Valadares e Joaquim Nabuco conheceram o trabalho dos catadores de material reciclado do Lixão e da Ascad, aprendendo a diferenciar a realidade de cada um. No dia 19, os alunos da Escola Estadual Martin Cyprien vivenciam essa experiência.
Já na próxima sexta-feira, dia 21, todas as escolas se encontrarão no Plenário da Câmara para conhecerem o Parlamento Municipal e assistirem a uma palestra com profissionais da Funedi/Uemg, que desenvolvem um projeto de extensão e pesquisa no Parque do Gafanhoto.
No domingo, acontece um momento de lazer. Os estudantes passarão o Domingo no Parque - projeto desenvolvido pela Funedi/Uemg, no Parque do Gafanhoto, que oferece palestras, debates, oficinas e a gravação do Programa Música Ambiente.
Juiz de Fora promove encontro com participantes do PJ
0 comentáriosO encontro ocorreu no auditório do Colégio Santos Anjos, quando foram realizadas duas palestras. Uma da presidente da Associação Municipal de Catadores de Papel e Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (ASCAJUF) Janaína Aparecida Silva, cujo objeto foi o papel dos catadores e as dificuldades do trabalho da associação, a partir de sua experiência como líder do movimento. A segunda palestra foi proferida pelo Sociólogo do Centro de Atenção ao Cidadão da CMJF, Sérgio Peres Dutra, que em um primeiro momento relembrou a temática do PJ Minas 2010 e seus subtemas: produção (consumo e desperdício); destinação (lixões e aterros); e reaproveitamento (coleta seletiva, reciclagem, inserção produtiva dos catadores de materiais).
PJ em Pouso Alegre recebe Chefe Regional do IBAMA
0 comentáriosDe acordo com Fernando Bonilo, o IBAMA assume as questões ambientais que não foram realizadas pelo município ou pelo Estado, cuida da fiscalização da água, fauna, flora e solo e desenvolve diversas atividades para a preservação e conservação do patrimônio natural. Bonilo falou ainda sobre a dificuldade para a construção de imóveis ambientalmente compatíveis.
De acordo com o aluno do ensino médio Andrei Ribeiro Simões, a reunião foi importante para esclarecer as dúvidas em relação aos resíduos sólidos. Ele disse também que as informações fornecidas servem de base para a construção das propostas que serão encaminhadas, pelos jovens, à Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Segundo o monitor do Parlamento Jovem, Bruno Dias, as reuniões são importantes para que os jovens possam conhecer a competência de cada orgão ambiental e através deste conhecimento nortear o desenvolvimento de seus trabalhos.
Os estudantes irão participar do Parlamento Jovem de Minas, que acontecerá em setembro deste ano na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Fonte:ASCOM/Leidiana Palma
PJ em Pouso Alegre promove encontro com engenheiro ambiental da Copasa
0 comentáriosO Objetivo do encontro era sanar as dúvidas dos jovens sobre o papel da empresa na preservação do meio ambiente.
Os jovens questionaram as formas de tratamento de água e esgoto, o impacto econômico gerado pelo tratamento de água poluída, os trabalhos da empresa para conscientizar a população a preservar o meio ambiente.
De acordo com Dr. Ronaldo Dias, existe o Programa de Educação Ambiental nas escolas para educar os estudantes e a comemoração do dia da água e distribuição de folhetos educativos para sensibilizar os adultos.
Sobre o problema de residências e empresas que causam mal ao meio ambiente ao jogarem óleo de cozinha pelo ralo da pia, que provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, os jovens sugeriram uma parceria da Copasa com a Cooperativa para realização da coleta de óleo de cozinha.
De acordo com o monitor do Parlamento, Bruno Dias, a reunião foi importante para que os jovens possam distinguir a responsabilidade de cada órgão, no caso o que é pertinente a Copasa. Ele disse ainda, que o encontro proporcionou entendimento sobre o funcionamento do tratamento de água e esgoto do estado de Minas.
Segundo Mônica Fonseca Franco, membro do Parlamento, a reunião esclareceu as dúvidas sobre o tratamento de água e o saneamento básico feito na cidade, assim se pode ter uma visão melhor sobre os desdobramentos da Copasa para o meio ambiente.
Fonte: ASCOM -Leidiana Palma
Leis Municipais.com.br
0 comentáriosacrescentei um link ao lado para facilitar na busca de legislação municipal relativa a resíduos sólidos.
A busca no site é simples e as leis disponibilizadas pelos municípios estão consolidadas lá.
Deem uma olhada lá. É o Leis Municipais.
Abraço
Eugênia
PJ de Minas - Agente transformador
0 comentáriosFonte: Geórggio Filipe, monitor da UFV
Novidades de Visconde do Rio Branco
0 comentáriosOs 30 alunos presentes foram divididos em dois grupos de trabalho onde cada grupo se dedicou a sub-temas específicos e também, na oportunidade, foi escolhido por eles o relator de cada grupo, além de ser apresentado a eles pelos monitores Gevânia Aparecida Gonçalves, Antônio Alves da Costa Filho e Valdomiro Mafalda o procedimento de votação das propostas dos grupos supracitados.
O próximo passo do projeto foi o agendamento para a data de 18 de maio onde as propostas serão trabalhadas.
Já no dia 29 de maio haverá o lançamento do Fórum Ambiental.
Fonte: Antônio Alves da Costa Filho - CM Visconde do Rio Branco
Apesar da greve, PJ em Viçosa segue com força
0 comentáriosMeio ambiente; Estado, Participação e Cidadania; Leis e Políticas Públicas e Políticas Públicas Ambientais no Estado e no município já foram abordados nos encontros. A idéia é tentar trabalhar o mais padronizado possível com as duas escolas de forma dinâmica e satisfatória para os alunos, respeitando sempre as subjetividades de cada um.
Para satisfação dos coordenadores e monitores do projeto, os alunos da Escola Estadual Raul de Leoni optaram por continuar os encontros mesmo com a greve escolar, o que foi bem proveitoso, pois ajudou a nivelar as duas escolas quanto à abordagem do mesmo tema nos encontros semanais.
“É satisfatório ver como esses alunos vêm mudando gradualmente sua postura nos encontros. O que se vê agora são alunos que fazem questão de participar dos debates e das dinâmicas, sem contar na base de conceitos que se faz presente em suas participações”, diz Geórggio Filipe, um dos monitores que trabalha com a Escola Estadual Raul de Leoni.
A Câmara Municipal de Viçosa oferecerá um encontro conjunto com as duas escolas no dia 28 de maio na sede da casa. O encontro contará com pessoas ilustres do cenário político viçosense, bem como tratará do tema Comunicação, que será ministrado por uma das coordenadoras do projeto, Mônica Bernardi, diretora da Câmara Escola e formada em jornalismo. Além disso, os alunos apreciarão um lanche feito com o que geralmente não é utilizado dos alimentos, mas que pode sim ser utilizado e que, aliás, é bastante saboroso.
Fonte: Geórggio Filipe, monitor da UFV
Curso de Capacitação no PJ em Poços de Caldas
1comentáriosA Câmara Municipal promoveu nos meses de março e abril, através da Escola do Legislativo, cursos de capacitação para professores e monitores do Parlamento Jovem 2010. No último dia 08, essa etapa foi concluída e agora eles irão trabalhar com os alunos na pesquisa, debate e apresentação de propostas sobre o tema “Resíduos e Meio Ambiente”. Essas propostas serão encaminhadas à Câmara Municipal e à Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Segundo a coordenadora do Parlamento Jovem da Câmara de Poços, Arlis Silva Bassi, os cursos foram realizados graças à participação voluntária de professores da PUC e servidores do Poder Legislativo e serviu de base para os trabalhos que serão realizados nas escolas que integram o projeto. No total, cinco escolas aderiram ao programa: Colégio Municipal Dr. José Vagas de Souza, Escola Municipal Raphael Sanches, Escola Estadual João Eugênio de Almeida, Escola Municipal Mariquinhas Brochado e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio do Parque das Nações.
Os temas dos cursos de capacitação foram: Resíduos e Meio Ambiente (Professora Maria Tereza Mariano Miguel); Mobilização e Participação Política (Professor Alexandre Dantas); O Poder Legislativo Estadual (Dra. Elina Jurema Costa); O Poder Legislativo Municipal (Dr. Ernani Maran); Instrumentos de Cidadania e Eventos Institucionais (Arlis Silva Bassi); Estado, Democracia e Políticas Públicas (Professor Fabiano Melo); Dinâmica de Grupo e Atividades de Integração (Professor Jailton Bernardes Faria Dias).
Próximas atividades
No mês de maio, em data ainda a ser agendada pela Câmara, os estudantes participarão de oficinas de Redação, Oratória e Plano Diretor do Município. Em junho, eles se reunirão na Câmara novamente para a Plenária Final, quando serão discutidas e votadas as propostas. Lembrando que dez alunos de Poços serão selecionados para participarem do Parlamento Jovem Mineiro, que ocorrerá no mês de setembro, em Belo Horizonte.
Fonte: Site da C.M. de Poços de Caldas
PJ em Juiz de Fora faz reunião nesta sexta, 07 de maio
0 comentáriosO Parlamento Jovem em Juiz de Fora volta a se reunir sexta-feira, a partir das 15h, no auditório do Colégio Santos Anjos. Os adolescentes vão assistir à palestra do professor César Barra, da Faculdade de Engenharia da UFJF, sobre resíduos sólidos, e de Janaína Aparecida Silva, presidente da Associação Municipal de Catadores de Papel, Papelão e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf), a respeito da atividade que desenvolvem.
Além dos estudantes do Colégio Santos Anjos, estarão presentes os alunos do Colégio Santa Catarina e da Escola Estadual Coronel Antônio Alves, num total de 90 participantes do projeto, matriculados na 1ª e 2ª séries do ensino médio. Os trabalhos são coordenados pelo Centro de Atenção ao Cidadão (CAC) do Legislativo. Três estagiárias do Curso de Ciências Sociais da UFJF vinculadas ao órgão e outras três selecionadas pela universidade contribuem para a capacitação dos jovens.
Debates são desenvolvidos sobre cidadania, participação popular e meio ambiente. O tratamento aos resíduos sólidos é o tema central de 2010, a ser subdividido em produção – consumo e desperdício; destinação – lixões e aterros, e reaproveitamento – coleta seletiva, reciclagem e inserção produtiva dos catadores de materiais. Cada escola apresentará cinco propostas de cada um dos subtemas.
A consolidação do trabalho local se dará nos dias 29 e 30 de junho quando o Parlamento Jovem de Juiz de Fora define as propostas que defenderá em 16 e 17 de setembro, quando o Parlamento Jovem de Minas terá plenária em Belo Horizonte. O projeto está sendo desenvolvido em 12 cidades do Estado.
Texto elaborado pela Coordenadoria de Comunicação Social da CM de Juiz de Fora
PJ em Viçosa tem participação efetiva no Parlamento
0 comentáriosOs alunos de ensino médio integrantes do Parlamento Jovem, bem como os monitores do Curso de Ciências Sociais da UFV, participaram no dia 9 de abril de uma Audiência Pública realizada na Câmara Municipal de Viçosa, que debateu o tema da preservação da APA - Área de Proteção Ambiental do rio São Bartolomeu. O rio é a principal fonte de água do Município, responsável por 50% do abastecimento de água na cidade de Viçosa.
O debate girou também em torno de outras questões ambientais, contando com a presença de autoridades especialistas em Meio Ambiente, foco das discussões do Parlamento Jovem de Minas 2010.
A participação dos estudantes foi importante como modo de aproximá-los do Parlamento e envolvê-los nas discussões dos temas socioambientais de Viçosa.
ESTUDOS LEGISLATIVOS E FORMAÇÃO DE MONITORES EM VIÇOSA
A coordenação do Parlamento Jovem de Minas 2010 no município de Viçosa elaborou uma série de encontros para serem realizados semanalmente com o intuito de promover um maior entendimento acerca do Legislativo. A partir de bibliografias, oriundas de expoentes de peso da área de Ciência Política, os monitores elaboram seminários supervisionados pelos professores-coordenadores, estudiosos da área.
Os temas abordados perpassam a discussão em torno das instituições públicas em âmbitos nacional e internacional.
Essas atividades proporcionam aos monitores o embasamento teórico necessário para orientar de forma mais consistente o pensamento dos alunos do ensino médio acerca do Legislativo.
Fonte: Bruna Soares de Souza, monitora da UFV
PJ em Visconde do Rio Branco deverá criar Fórum Ambiental
0 comentáriosEm breve, deverá ser criado na Câmara um Fórum Ambiental, como parte das atividades do PJ.