Leis de acesso a informações públicas

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Gregory Michener, doutor em Ciências Políticas, professor do Ibmec e especialista em leis de acesso a informações públicas, foi entrevistado pela TV Assembleia e discorreu sobre a lei brasileira de acesso à informação, aprovada em novembro de 2011 e que entrará em vigor em maio. O professor Gregory compara a lei brasileira com a existente em outros países e comenta os avanços esperados com a nova legislação.

Acompanhe sua entrevista no site da ALMG e deixe seus comentários!

A união faz a força?

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Esse vídeo faz uma provocação bem humorada sobre a questão da força que um indivíduo pode adquirir quando participa de uma ação de forma coletiva.

Mas o que é mesmo participar?
Veja o diz a pedagoga Leandra Martins de Oliveira, no Mapa de Estudo sobre Participação Coletiva no Espaço da Escola

PARTICIPAR É...
- Opinar, compartilhar decisões, dividir responsabilidades ...
- Fazer parte


"Pensar na participação coletiva no espaço escolar é pensar em democracia, na partilha de poder entre diretores, professores, alunos, funcionários, pais, e comunidade local, partilha essa que implica igualdade nos processos de tomada de decisão e encaminhamento de ações para o bom funcionamento da escola."
Leandra Martins de Oliveira

Quando um adolescente resolve participar de um projeto que propõe pensar em demandas sociais, como no Parlamento Jovem, demonstra de antemão disposição para sair do espaço individual e ouvir o que o(s) outro(s) tem a dizer.

Nesse processo de socialização política, o jovem tem a oportunidade de conhecer diferentes realidades, compartilhar experiências e impressões e comprometer-se com as questões públicas a ponto de propor ações de melhoria para elas.

Participação coletiva efetiva pressupõe conhecimento prévio, compartilhado entre os membros de um grupo, além de uma crença na importância de sua ação. É essa crença que move as pessoas e que as faz sentir imprescindíveis.

O jovem do PJ tem esse perfil e por isso lhe é dado a oportunidade de levar para uma arena o conhecimento adquirido em grupo. Lá, com os diferentes pensamentos em torno de um mesmo objetivo, poderá debater ideias e votar suas sugestões visando a um mundo melhor.
 

"Quem me dera se eu fosse uma heroína! Ainda não chegou a mim esse poder - um verdadeiro desperdício para o mundo, tendo em vista todos os meus planos de salvar o planeta."
Francis Hellen Braga, 16 anos, de Pouso Alegre