Orientações sobre o uso dos mapas de estudo

1comentários
Monitores do PJ de Minas 2012,
acompanhem os vídeos produzidos pelos organizadores dos Mapas de Estudo, referências para sua formação básica e para as discussões dos 3 subtemas de trabalho do PJ.
Mãos à obra e bom estudo!


Mapa de Estudo - Formação Básica

Os professores Alexandre Teixeira e Regina Medeiros, do curso de Ciências Sociais da PUC-Minas, explicam, nesse vídeo, os objetivos do módulo básico do programa de formação dos monitores do PJ de Minas 2012. Eles orientam ainda sobre alguns dos conteúdos propostos nos tópicos teóricos e falam sobre a prática de oficinas.
Mapa de Estudo - Subtema 1: Participação Coletiva no Espaço da Escola  
A Analista de Projetos Educacionais da Escola do Legislativo, Leandra Martins, apresenta os principais eixos temáticos para o estudo do subtema 1 do PJ de Minas 2012, destacando os materiais de referência sugeridos para o estudo dos monitores que atuarão na etapa municipal do projeto.

Mapa de Estudo - Subtema 2: Função das Redes Virtuais na Formação Cidadã  
A Analista de Projetos Educacionais da Escola do Legislativo e gestora do PJ de Minas, Marta Parker, apresenta os objetivos e eixos de estudo do subtema 2 do PJ de Minas 2012, sugerindo alguns conteúdos de destaque para o debate com os estudantes.

Mapa de Estudo - Subtema 3: Diversidade Cultural: Gênero, Sexualidade e Etnia  
Os professores Alexandre Teixeira e Regina Medeiros, do curso de Ciências Sociais da PUC-Minas, apresentam os eixos de estudo deste subtema e orientam os monitores na elaboração de seus roteiros de estudo sobre a temática da diversidade cultural.

Mapa de Estudo - Diversidade Cultural

0 comentários
Informamos que o Mapa de Estudo - Diversidade Cultural teve uma pequena alteração na organização dos eixos de estudo.
Abraços,
Coordenação do PJ de Minas 2012

Bem-vindos à edição 2012 do Blog do PJ de Minas!

2 comentários
Utilizado em edições anteriores, como instrumento de divulgação e registro das atividades realizadas, o blog sofreu uma interrrupção em 2011, quando outra ferramenta de comunicação foi escolhida pelos coordenadores municipais para divulgação do trabalho: o Boletim Eletrônico, publicado semanalmente.

Em 2012, o blog do PJ de Minas volta com uma inovação: como espaço de interação e de formação!

Além de notícias sobre o desenvolvimento do trabalho em cada um dos 20 municípios participantes da edição 2012, o blog engloba o Curso de Formação para Monitores do PJ de Minas 2012.

COMO NAVEGAR
No item "Material de Referência", o monitor terá acesso a Mapas de Estudo referentes à formação básica e aos 3 subtemas do PJ deste ano. O Mapa “Formação Básica” apresenta conteúdos específicos de formação política e educação legislativa, além de um roteiro para desenvolvimento de oficinas com jovens. Os Mapas referentes aos subtemas contém uma série de textos, reportagens, vídeos, áudios, sugestões de filmes e leituras, com o objetivo de preparar o monitor para a tarefa de colaborar no aprendizado dos estudantes do ensino médio que participam do PJ.

O item “Veja mais” foi criado para aqueles interessados em aprofundar seus estudos para as discussões em torno da temática “Educação Cidadã”. Como o conhecimento é construído continuamente, convidamos vocês, caso queiram, a sugerir novas fontes de informações a serem acrescentadas nessa área de estudos.

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
O Curso de Formação de Monitores não termina aqui. Dois cursos de Educação a Distância serão ofertados na plataforma Moodle da Assembleia, a partir da primeira semana de março.

Apesar de não serem obrigatórios, é desejável que pelo menos alguns monitores de cada município participem dos cursos, que irão abordar temáticas relacionadas ao conteúdo do projeto.
O primeiro deles, “Dilemas da Cidadania no Brasil”, será oferecido no período de 05 a 30 de março. O curso foi elaborado pela historiadora e servidora da Assembleia, Valentina Gomes Somarriba, e propõe uma discussão sobre os caminhos da cidadania no Brasil; a conquista dos direitos civis, políticos e sociais, e sobre alguns dos grandes entraves para sua prática no país.

O segundo curso terá a forma de uma “Oficina de Texto”, elaborado pela servidora e redatora da ALMG, Maria Lina Soares Souza. A oficina tem como objetivo familiarizar os servidores das Câmaras e monitores com o formato do texto do Documento Final do Parlamento Jovem, que é elaborado na etapa municipal e consolidado na etapa estadual, reunindo as propostas de ação para o Poder Público em torno da temática do PJ de Minas.

ESPAÇO DE INTERAÇÃO
Uma série de outras informações sobre o PJ de Minas poderão ser acessadas na coluna à direita. Visitem!

Com a troca de informações e ideias, esperamos que o trabalho do PJ de Minas 2012 seja enriquecido e aprimorado. E que os monitores e coordenadores municipais sintam-se mais preparados para lidar com os jovens envolvidos no projeto, motivando-os à reflexão, à autonomia e à participação criativa.

Vocês são nossos convidados para colocar a mão na massa nessa construção, que é de todos!

Abraços,
Coordenação do PJ de Minas 2012