Meio Ambiente e o Patrimônio Histórico de Ouro Preto

1comentários
Valorizar o patrimônio dos cidadãos ouro-pretanos foi o tema central da visita realizada pelo Parlamento Jovem, no dia 25 de agosto, ao Parque Horto dos Contos. Acompanhados por três monitores, os jovens do PJ da Câmara de Ouro Preto receberam explicações sobre a história e a diversidade da flora e da fauna do local.

Os membros participaram, ainda, da I Feira Cultural do Livro de Ouro Preto, debatendo sobre Educação Patrimonial na cidade onde vivem. Ministrada por Genivaldo dos Santos Florentino, a oficina sobre o assunto chamou a atenção dos jovens presentes, alertando-os acerca do papel fundamental que exercem na valorização do patrimônio histórico e cultural de Ouro Preto.

A aluna da Escola Estadual Dom Pedro II Raquel Alves Lopes, 17 anos, ressaltou a importância da experiência proporcionada pela iniciativa. “É através do Parlamento Jovem e da visita ao horto que a gente aprende a valorizar as riquezas de Ouro Preto, conhecendo nossa cidade para mostrá-la ao mundo. Nós moradores não somos apenas cidadãos, mas também fazemos parte da história do município”, enfatizou.

Segundo a diretora de Meio Ambiente de Ouro Preto, Maria das Graças de Melo Ferreira (Filinha), essa é a intenção de levar os jovens do programa até o Horto dos Contos. “Com a oficina de Educação Patrimonial, os alunos desenvolvem um outro olhar sobre o patrimônio em que estão inseridos e podem contribuir para a preservação do meio ambiente que compõe as atrações turísticas de Ouro Preto. Em parceria com a Biblioteca Pública, os jovens podem participar da I Feira Cultural do Livro e refletirem sobre a importância de conservação de áreas como a desse parque”, apontou Filinha.

“O objetivo do Parlamento Jovem é oferecer aos participantes um espaço de discussão, de troca de ideias. Ao trazê-los até o Parque Horto dos Contos, buscamos mais que um momento de lazer, um ambiente de reflexão. Nesta edição, a discussão do Parlamento Jovem é sobre questão ambiental e dos resíduos sólidos. Por meio dessa visita, os jovens puderam ver a importância de se preservar o meio ambiente”, concluiu a coordenadora do Parlamento Jovem da Câmara de Ouro Preto,Mariana Andrade.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Ouro Preto

"Em Viçosa, o PJ não para!"

0 comentários
 
Vejam só o e.mail que recebemos do pessoal de Viçosa! Parabéns pelo trabalho e obrigada pelo estímulo!

Abraço
Eugênia

Aqui em Viçosa o curso online é a atividade que vem sendo priorizada. 

Estamos utilizando o curso para capacitação, mobilização, bem como para a preparação dos alunos para a Plenária Estadual.

Na E.E. Raul de Leoni, por exemplo todas as alunas participantes do PJ estão debatendo as propostas do curso com um amadurecimento que nos surpreende e orgulha significativamente,
pois sabemos que isso foi construido ao longo do ano, conforme desenvolvíamos nossas atividades aqui em Viçosa. 

Já estão, inclusive acrescentando tópicos de discussões bastante pertinentes no fórum geral do curso. Os alunos do Colégio Carmo também têm marcado presença no curso online: destaque para o aluno Thiago Quintão que sempre está participando das atividades.

 
Em Viçosa o PJ não pára!
 
Abraço,

Bruna Soares de Souza

Estudante de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa

No Intervalo

0 comentários

Neste período entre as etapas municipais e a etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas 2010, a TV Assembleia está exibindo a série de programas No Intervalo, direcionado aos participantes do PJ de Minas 2010. A série de seis programas aborda temas como o Estado, a política, a participação popular, o meio ambiente e os resíduos sólidos. O programa está sendo exibido em horários diversos na programação da TV Assembleia e será exibido também nesta sexta-feira, 20 de agosto, às 21:30 horas e no próximo domingo, 22 de agosto, às 16:30 horas. Os dois primeiros episódio do programa já podem ser acessados também na Internet, no canal do PJ de Minas no Youtube.

Outra atividade desenvolvida pela Assembleia para os participantes do PJ é o curso online Formação Política - PJ de Minas 2010, que está em andamento desde 5 de agosto. O curso é uma espaço para o desenvolvimento da formação política dos participantes do PJ e para a sua integração, visando a realização da etapa estadual nos dias 16 e 17 de setembro na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

TV Assembleia exibe série de programas sobre o Parlamento Jovem de Minas

0 comentários
A TV Assembleia exibe, a partir desta segunda-feira (9/8/10), a série Parlamento Jovem no Intervalo, misto de programa jornalístico e teleaula produzido em parceria com a Escola do Legislativo. 

O apresentador Léo Noronha associa a questão dos resíduos sólidos, tema escolhido pelos alunos do projeto em 2010, a conceitos políticos que são esclarecidos didaticamente aos participantes com uma linguagem jovem e descontraída.

Serão seis programas. O primeiro apresenta um histórico do Parlamento Jovem desde seu lançamento em 2004 e explica o funcionamento da edição estadual deste ano. 

O segundo mostra a importância da organização social e da participação política para solucionar o problema da destinação inadequada do lixo. 

No terceiro, os alunos aprendem como funciona o Orçamento Público.

Já no quarto programa, entendem a relação entre mídia e política.

O quinto traz uma entrevista com a especialista em lixo Sônia Aparecida Dias, consultora da Organização das Nações Unidas sobre o assunto. 

E no último, Said Pontes de Albuquerque e Mariana Navarro Paolucci, consultores da Assembleia, apresentam um panorama da legislação estadual sobre os resíduos sólidos e explicam qual o desafio a ser vencido pelos alunos do Parlamento Jovem de Minas na plenária final, marcada para o dia 17 de setembro.

Horário - A série vai ser exibida de segunda (9) a sexta (13), às 20 horas, e no sábado (14), às 19 horas.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ALMG

Sancionada lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos

0 comentários
O Presidente Lula sancionou, na última segunda-feira, 2 de agosto, a lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O projeto de lei vinha tramitando no Congresso Nacional há 20 anos. A lei altera a maneira como é tratado o lixo no País, atribui e define a obrigação de cada esfera do governo e da sociedade no destino dos resíduos.
Cabe aos governos municipais, a partir desta sanção, elaborar um Plano Integrado de Resíduos Sólidos. Neste documento, os Municípios terão de diagnosticar a situação dos lixões e estabelecer metas para reciclagem de materiais, além da criação de aterros sanitários adequados. Para isso os Municípios receberão verba do governo federal. Porém, esse recurso só será liberado mediante apresentação do plano.
A lei também obriga as empresas a recolherem o lixo tóxico.
Leia a lei na íntegra.