Convite para curso online em agosto

0 comentários

Plenária final do Parlamento Jovem em Montes Claros

0 comentários
A Plenária Final em Montes Claros aconteceu no dia 13 de julho de 2010. A abetura se iniciou às 14hs no Plenário da Câmara Municipal de Montes Claros. O presidente da Câmara, Athos Mameluque Mota, grande incentivador do Parlamento Jovem em Montes Claros, fez a Abertura Oficial. Na mesa de honra, além dos parceiros e representantes das escolas estava o coordenador geral dos monitores, Victor Augusto, que coordenou os trabalhos junto com a coordenadora do PJ em Montes Claros, Cristiane Nunes.
Na Plenária Final participaram um total de 15 alunos de 3 (três) escolas: E.E. Dom Aristides Porto, E.E. Eloy Pereira e E.E. Helena Prates.
Foram debatidas 12 propostas, sendo 4 de cada escola. Tivemos 4 (quatro) propostas destacadas, 1(uma) suprimida, 2 (duas) aglutinadas e uma nova proposta foi criada.  Após todo o processo de debates e alterações, os alunos, através do cartão de priorização, priorizaram as 9 (nove) propostas a serem encaminhadas para a ALMG. Os alunos participaram de maneira muito satisfatória e ocorreu tudo certo como estava previsto. No encerramento da plenária os alunos receberam os certificados de participação e foram anunciados os 10 (dez) selecionados para a plenária final na ALMG. A seleção foi feita pelos próprios monitores que acompanharam de perto os alunos durante todo o projeto nas oficinas. Os critérios para seleção foram: assiduidade, dedicação e interesse. Os grandes protagonistas do projeto - alunos e monitores - ficaram satisfeitos com o sucesso que foi a plenária final em Montes Claros. E esperamos que nos dias 16 e 17 de setembro na ALMG possamos contribuir bastante para o sucesso também da plenária em Belo Horizonte.
Fonte: Cristiane Alves Nunes - Coordenadora Pedagógica e de Projetos da Escola do Legislativo de Montes Claros

Parlamento Jovem de João Monlevade elege propostas

0 comentários
Os estudantes da rede de ensino de João Monlevade, que participam do Projeto Parlamento Jovem, elegeram as propostas a serem apresentadas na Assembleia Legislativa de Minas Gerais em setembro, relacionados à Gestão de Resíduos Sólidos e que possam ser transformadas em leis estaduais.
As propostas foram votadas na segunda-feira, 12 de julho, em reunião realizada no Plenário da Câmara Municipal de João Monlevade.
O Parlamento Jovem tem o objetivo de propiciar aos jovens estudantes universitários e do ensino médio um espaço para a reflexão sobre o papel do Poder Legislativo Estadual, o funcionamento da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a importância da participação política numa sociedade democrática. A implantação do Parlamento Jovem em João Monlevade é de iniciativa da Vereadora Dulcinéia Lírio Caldeira (PT). O projeto funciona em parceria com a Escola do Legislativo da ALMG, Câmara Municipal e Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade – Funcec.
O projeto foi implantado em João Monlevade, em 30 de março de 2010. Desde então, estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas de João Monlevade, que participam do projeto, se reuniram aos sábados sob a supervisão de Estudantes do Curso de Direito e Meio Ambiente da Funcec.
As propostas votadas pelos estudantes de João Monlevade agora serão apresentadas e defendidas por eles na Assembleia Legislativa, quando estudantes de outras 11 cidades também apresentarão e defenderão seus projetos.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de João Monlevade

Plenária Municipal é realizada em Viçosa

0 comentários
Na sexta-feira, dia 09/07/2010 aconteceu em Viçosa, na Câmara Municipal a Plenária Municipal do Parlamento Jovem.
A Presidente da Câmara iniciou a sessão, destacando como esse Projeto tem sido importante para o Município. O Reitor da Universidade Federal de Viçosa ao emitirseu seu parecer a respeito de como o Parlamento Jovem no Município de Viçosa está superando expectativas reforçou a fala da presidente.
Na ocasião, o Professor Colaborador do Projeto, Thiago Silame, discursou principalmente salientando o quão fundamental é a participação política e cidadã, o que foi reforçado pelo Professor Ludovico da Escola do Legislativo – ALMG.
Em seguida, a nossa Plenária foi iniciada. Os alunos das duas escolas participantes (Colégio Carmo e E.E. Raul de Leoni) aprovaram o Documento Final com as propostas. Posteriormente, os mesmos votaram as 9 propostas que serão encaminhadas à ALMG, na ocasião da Plenária Estadual.
Depois de encerrada a votação, duas alunas, Marcela (Colégio Carmo) e Graziele (E.E. Raul de Leoni) prestaram um emocionante depoimento acerca das nossas atividades dentro do PJ-Viçosa.
E finalmente encerramos nossa Plenária Municipal recebendo uma excelente noticia: além dos 10 alunos incumbidos de representarem Viçosa na etapa Estadual do PJ, todos os demais participantes do Projeto no Município irão a Belo Horizonte prestigiar e apoiar os colegas na Plenária Final.

Posso dizer que a etapa final do Parlamento Jovem, aqui em Viçosa , superou todas as nossas expectativas. Constatar o amadurecimento e a aprendizagem tanto dos monitores como dos alunos ao longo desses meses de dedicado trabalho é extremamente gratificante. Estamos nos preparando para a Plenária Estadual certos de que não faltarão empenho e dedicação com o Parlamento Jovem Minas, pois estamos muito envolvidos com este Projeto”. (Bruna Soares de Souza – Monitora).

Plenária final do PJ de Belo Horizonte

0 comentários
Parlamento Jovem de BH faz sua Plenária Final.

Fonte: Blog do PJ de BH

Pouso Alegre realiza plenária final

0 comentários
Parlamento jovem faz sua plenária final na Câmara Municipal de Pouso Alegre no dia 5 de julho.

PJ de VIÇOSA participa de palestra no SAAE

0 comentários
Os estudantes integrantes do Parlamento Jovem, os monitores e a coordenadora do projeto em Viçosa participaram, no dia 14 de junho, no auditório do SAAE, da palestra proferida pelo engenheiro Marcos Magalhães, que esclareceu os Programas de Ação que o SAAE promove na área técnica e social.
O Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE) é uma Autarquia Municipal que desenvolve trabalhos de saneamento no município de Viçosa.Neste ano, assumiu também a limpeza urbana, que até então era de responsabilidade da Prefeitura. Essa atitude tem como objetivo melhorar os serviços relacionados aos Resíduos Sólidos Urbanos.
A partir da analise dos dados referentes à situação da limpeza urbana de Viçosa foram estabelecidas mudanças estruturais como:
- Plano de Implantação da Coleta Seletiva nas escolas municipais e estaduais, urbanas e rurais;
- Ações referentes à Educação Ambiental e mobilização populacional;
- contratação de Agentes Municipais de Limpeza Urbana;
- compra de equipamentos como luvas e sapatos;
- aquisição de caminhões destinados exclusivamente à coleta seletiva.
Como o tema Meio Ambiente é o assunto a ser discutido e desenvolvido no Parlamento Jovem Minas 2010, a palestra proporcionou um maior conhecimento e entendimento do funcionamento do saneamento de Viçosa, e das dificuldades e problemas encontrados no município. Esta palestra possibilitou aos estudantes mais informações para montar as propostas que serão apresentadas na Plenária Municipal e na Plenária final.
Fonte: Hanah Aridi Moura - Monitora do PJ em Viçosa

Convite da Plenária Final do Parlamento Jovem em Capelinha

0 comentários

Viçosa relata a experiência dos grupos de trabalho

0 comentários
A Câmara Municipal de Viçosa realiza amanhã, sexta-feira, dia 9 de julho, a plenária final do Parlamento Jovem Municipal. A sessão, que reunirá cerca de 40 alunos do ensino médio, participantes do projeto, será no Plenário da Câmara Municipal de Viçosa.

A estudante Hanah Moura, monitora do Parlamento Jovem Municipal de Viçosa, fez um relato da dinâmica dos Grupos de Trabalho, realizados no último dia 18 de julho. Essa atividade, que antecede a apreciação das proposta na plenária final, tem por objetivo consolidar o documento que será levado à sessão final, apresentando e discutindo as propostas sugeridas, aglutinando aquelas semelhantes, melhorando a redação de outras, incluindo alguma nova questão, abordada durante as discussões mas ainda não foi contempladas nas propostas. Foi um momento importante do projeto e uma experiência muito rica que agora é compartilhada com todos. Vejam a seguir:

Na sexta-feira, dia 18 de junho, aconteceu o primeiro encontro dos Grupos de Trabalho na Câmara Municipal de Viçosa. O encontro iniciou com a escolha dos relatores de cada Grupo de Trabalho. Os participantes interessados se candidataram e os integrantes do Parlamento Jovem os elegeram. Em um segundo momento, os componentes de cada GT se juntaram para discutir questões relacionadas aos Resíduos Sólidos Urbanos, com o propósito de proporcionar uma reflexão acerca dos problemas prioritários do município de Viçosa e incentivá-los a redigir dez propostas que deveriam ser entregues no final da atividade. Após a discussão, teve início a apresentação das propostas elaboradas pelos estudantes que obtiveram bom desempenho nesse primeiro GT, pois se articularam de forma bastante produtiva, o que permite considerar que os trabalhos vem sendo desenvolvidos de forma satisfatória. No dia 02 de julho houve nova reunião dos Grupos de Trabalho.
Hanah Moura
"

Relato de Montes Claros traz experiência da capacitação dos monitores

0 comentários
Na próxima semana, Montes Claros realizará a sessão final do Parlamento Jovem Municipal. A plenária está marcada para o dia 13 de julho, na Câmara Municipal.

Cristiane Nunes, servidora da Câmara e coordenadora do projeto no município faz a seguir um breve relato da dinâmica de capacitação dos monitores. Foi uma experiência muito rica e que vale a pena compartilhar. Vejam:

Na capacitação tivemos 20 monitores no início e selecionamos 12 ( quatro para cada escola). A capacitação aconteceu nos dias 22 a 25 de março e foi muito proveitosa. Tinhamos estudantes de Direito, Ciências Sociais, Serviço Social e Engenharia Ambiental. Na seleção, mantivemos um acadêmico de cada área em cada grupo de 4 monitores por escola o que enriqueceu bastante a equipe de monitoria nas escolas.
A oficina de entrosamento foi pra aproximar os monitores e alunos e para que todos se conhecessem já desde o início. No dia desta oficina que foi em 15 de abril, alunos das 3 escolas estavam presentes e todos os monitores também. Ela aconteceu na quadra da UNIMONTES, começamos com uma dinâmica de apresentação, depois fizemos uma mini gincana introduzindo os temas que seriam aprofundados nas oficinas das escolas (política, cidadania, democracia, meio ambiente, etc). Aconteceram mais 2 dinâmicas e no fim uma atividade de reflexão. Foi bem proveitoso o encontro. Todo mundo saiu satisfeito de lá.
Cristiane Nunes
"

Divinópolis e Viçosa encerram etapa municipal do Parlamento Jovem de Minas 2010

0 comentários
Nesta quinta-feira, dia 8 de julho, a partir das 14 horas, será realizada, no Plenário da Câmara Municipal, a sessão final do Parlamento Jovem Municipal de Divinópolis. Cerca de 80 estudantes de ensino médio das Escolas Estaduais Martin Cyprien, Joaquim Nabuco e Dona Antônia Valadares estarão apreciando e votando as propostas locais e aquelas que irão integrar o documento base do Parlamento Jovem de Minas 2010, a ser realizado em setembro próximo.
Na sexta-feira, dia 9 de julho, 40 alunos do ensino médio da Escola Estadual Raul de Leoni e do Colégio Carmo estarão no plenário da Câmara Municipal de Viçosa também discutindo as propostas em torno do tema "Resíduos Sólidos e Meio Ambiente", que irão compor o documento final da etapa municipal do projeto e as nove propostas que serão encaminhadas à Assembleia Legislativa. Juiz de Fora, Belo Horizonte e Pouso Alegre já finalizaram a etapa municipal do projeto.

Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovada pelo Senado

0 comentários
O substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto de lei do Senado (PLS 354/89) que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi aprovado na última quarta-feira e será encaminhado à sanção do presidente da República. A proposta, que tramitou por 21 anos na Câmara dos Deputados, havia foi aprovada na tarde de quarta-feira por quatro comissões do Senado, em reunião conjunta: Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), Assuntos Econômicos (CAE), Assuntos Sociais (CAS) e Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). À noite, o projeto entrou na pauta da reunião e foi aprovado pelo Plenário do Senado. A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, esteve presente durante a votação.
Leia mais

Alunos debatem propostas sobre Resíduos e Meio Ambiente

0 comentários

Implantação de aterro sanitário, efetivação da coleta seletiva e o compromisso das empresas com o meio ambiente são uma das propostas apresentadas pelos alunos do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Divinópolis.

Estudantes das escolas estaduais Dona Antonia Valadares, Joaquim Nabuco e Martim Cyprien participantes do projeto reuniram-se quarta-feira (30), no anexo da Câmara, no Ed. Costa Rangel, para debaterem as propostas idealizadas por eles.

Desde de abril servidores e colaboradores discutiram com os estudantes, o conceito de Poder Legislativo, Função dos Poderes, Organização do Estado, Meio Ambiente e Técnicas de Oratória e postura. Após três mês de trabalho, os alunos elaboraram ações com base na temática do Parlamento Jovem 2010: Resíduos e Meio Ambiente.

Durante os meses de trabalho o projeto foi desenvolvido em cada escola. No dia 30, quarta-feira, os alunos das instituições se reuniram para exporem suas propostas e defenderem suas ideias.

Os estudantes foram divididos pelos subtemas: Produção (consumo e desperdício); Destinação (lixões e aterros) e Reaproveitamento (coleta seletiva, reciclagem e inserção produtiva dos catadores de materiais). Cada grupo debateu cerca de 15 propostas, modificando e excluindo quando acreditavam necessário.

Agora, as propostas irão a votação no dia 08 de julho, no Plenário da Câmara. Nesta plenária municipal, os alunos elegerão 9 propostas que serão encaminhadas para a Assembleia.

Em Belo Horizonte acontecerá a plenária estadual, quando outros municípios que estão desenvolvendo o projeto concomitantemente com Divinópolis, debaterão e votarão as melhores propostas para o estado, estas, serão encaminhadas à Comissão de Participação Popular da Assembleia para possivelmente se transformarem em projeto de lei.
Fonte: Alinne Andrade - Cãmara Municipal de Divinópolis

PJ Pouso Alegre debate propostas a serem enviadas a ALMG

0 comentários
Nove propostas devem virar lei em todo o Estado

Os participantes do PJ de Pouso Alegre se reuniram na noite dessa segunda-feira, 05 de julho, na Câmara Municipal de Pouso Alegre, para debater as propostas que serão encaminhadas a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O trabalho é realizado simultaneamente em 12 municípios mineiros e cada cidade deve enviar nove propostas que serão analisadas por um grupo técnico, onde será feito uma triagem e selecionado propostas que serão votadas em meados de setembro na ALMG.

Apenas nove, das 108 propostas recebidas pela ALMG serão selecionadas. Em Pouso Alegre os 10 estudantes, que participam do PJ Minas, sugeriram temas ligados à produção, consumo e destinação de materiais.
Fonte: Karine Pagliarini - Assessoria de comunicação Câmara Municipal de Porto Alegre

Parlamento Jovem de Ouro Preto debate resíduos e meio ambiente

0 comentários

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), da Câmara Municipal de Ouro Preto,promoveu, no dia 30 de junho, um seminário sobre o tema resíduos e meio ambiente. O evento integra as ações do Parlamento Jovem de Ouro Preto. Os estudantes participantes do programa assistiram a duas palestras sobre o assunto ministradas pela diretora de Meio Ambiente de Ouro Preto, Maria das Graças de Melo Ferreira(Filinha), e pela a administradora e mestre em Consumo Consciente, Juliane Ribeiro.

“O seminário é mais uma etapa de capacitação dos alunos do Parlamento Jovem de Ouro Preto nessa edição de 2010. Cerca de 30 estudantes estiveram presentes no Plenário da Câmara para participar do treinamento. Com base nessas palestras, os jovens terão um suporte melhor para elaborarem suas propostas que serão analisadas pelos Legislativo municipal e estadual”, avalia a coordenadora do programa, Mariana Andrade.

Para a aluna da Escola Estadual José Leandro Lucineia Aparecida Ribeiro, o seminário foi uma oportunidade de os estudantes obterem mais informações, principalmente no tocante ao reaproveitamento de materiais recicláveis. “Eu aprendi que a gente pode transformar o meio ambiente e realizar várias mudanças, como reciclagem, coleta seletiva de lixo. Levaremos esses conhecimentos para nossas escolas”, conta.

A palestrante Juliana Ribeiro explica que é imprescindível reduzir o desperdício e o consumo desenfreado, conscientizando as pessoas quanto à forma como compram e utilizam os produtos, em especial energia elétrica e água. “É interessante se pensar em consumo ecologicamente consciente, visto que promove a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável, que são metas mundiais”.

O Parlamento Jovem é uma ação da Câmara Municipal de Ouro Preto em parceria com o Núcleo de Direitos Humanos, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), e a Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O programa acontece em vários municípios mineiros e, este ano, tem como mote a questão ambiental.
Fonte: Ana Paula Martins - Câmara Municipal de Ouro Preto

Juiz de Fora aprova documento final

0 comentários

A Câmara Municipal de Juiz de Fora já encaminhou à Assembleia Legislativa as nove propostas para serem incluídas no documento base do Parlamento Jovem de Minas 2010, a ser realizado no próximo mês de setembro. A sessão final da etapa municipal foi realizada no último dia 30 de junho, com a participação de 55 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Antônio Alves Teixeira e dos Colégios Santa Catarina e Santos Anjos. Os estudantes selecionaram, durante os grupos de trabalho, 15 de um total de 45 propostas sugeridas por eles mesmos. As escolhidas foram levadas à sessão final. Da votação, resultaram nove propostas a serem trazidas à plenária de Belo Horizonte. O coordenador do Parlamento Jovem Municipal de Juiz de Fora, Sérgio Antônio Peres Dutra, comemorou o resultado do projeto. "O envolvimento foi muito grande. Os meninos defenderam com muita vontade as suas ideias", afirmou ele.
Leia mais

Depoimento de monitora de Capelinha

0 comentários
Monitora de Capelinha nos mandou seu depoimento sobre o PJ:

"É um orgulho para nós de Capelinha participar do Parlamento Jovem. O tema proporcionou maior aproximação dos jovens, professores, equipe das escolas, monitores e câmara com a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.Incrível como desconhecíamos de processos realizados e de ações que nós mesmos podemos desenvolver para contribuir com as melhorias desejadas. A possibilidade de troca de informações com demais parlamentos por meio dos blogs, twitter, orkut, também vem enriquecendo estas ações e estreitando laços de amizades. Sucesso total a proposta de Parlamento e as ações já encaminhadas.

Marli Andrade
Monitora do Parlamento Jovem de Capelinha
"