Campanha educativa em Caratinga

0 comentários
Vejam só a notícia que acaba de chegar de Caratinga:

Os alunos participantes do Parlamento Jovem reuniram-se na Câmara Municipal de Caratinga para elaborar em conjunto com a assistente social da casa, Eliane Rezende, o desenvolvimento de uma campanha educativa sobre o descarte de pilhas e bateria de celulares no lixo.

O objetivo é chamar a atenção para que esse tipo de resíduo não se misture com o lixo comum, pois quando depositadas em lixões, suas substâncias tóxicas contaminam os lençóis d’água subterrâneos.

As atividades estão sendo preparadas para serem desenvolvidas no centro da cidade onde será montada uma tenda para receber este tipo de material.

Compartilhe o que acontece no PJ, enviando notícias para o email: parlamentojovemdeminas@gmail.com

RESÍDUOS SÓLIDOS E A OCUPAÇÃO DE ÁREAS DE RISCO

0 comentários
A ocupação de áreas de risco é um problema do cidadão ou uma questão que só poderá ser solucionada através de políticas públicas? De acordo com a Diretora-Executiva do Centro Mineiro de Referência em Resíduos, Denise Marília Bruschi, a responsabilidade é de ambas as partes e os dois segmentos devem estar atentos à situação.

Segundo ela, muitas vezes o terreno está aparentemente adequado para se tornar uma área residencial, mas é preciso verificar se o local já foi utilizado como depósito de resíduos sólidos.

De acordo com a diretora, os terrenos que foram utilizados anteriormente para depósito de lixo são áreas instáveis. A matéria orgânica, por exemplo, se decompõe com o passar do tempo, eliminando o chorume que tira a estabilidade da terra, mesmo que o aterramento tenha sido feito de maneira correta, utilizando os princípios de engenharia.

Programa Panorama, da TV Assembleia, debate destinação dos resíduos sólidos
A destinação dos resíduos sólidos de maneira que não prejudique o meio ambiente foi tema do programa Panorama, da TV Assembleia, disponível no Hotsite do PJ de Minas.

Participaram do programa a diretora da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, a engenheira sanitária Maeli Estrela Borges; e o gerente de Saneamento da Fundação Estadual de Meio Ambiente, Francisco Pinto da Fonseca.


No programa, Maeli Estrela questiona a falta de prioridade dada pelos governos no tratamento dos resíduos. Para ela, a solução para os problemas ligados ao descarte do lixo está no gerenciamento integrado que começa com a separação dos diferentes tipos de resíduos desde a sua origem. Já Francisco Pinto da Fonseca defende que as próprias empresas que produzem determinados resíduos, como pilhas ou peças de computador, têm de ser responsáveis pelo seu recolhimento e descarte.

Os participantes também debateram a possibilidade de criação de consórcios intermunicipais para a instalação de aterros sanitários que atendam a várias cidades. Atualmente, 409 dos 853 municípios mineiros ainda descartam seus resíduos nos chamados lixões. Os dados indicam também que 273 municípios dispõem seu lixo em aterros controlados, 113 utilizam usinas de triagem e compostagem e apenas 58 municípios contam com aterros sanitários.
Fontes: Escola do Legislativo e Assessoria de Imprensa da ALMG

LIXÕES E ATERROS

0 comentários
VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE LIXÃO, ATERRO CONTROLADO E ATERRO SANITÁRIO?

O lixão, também conhecido como vazadouro, é uma forma de disposição final de resíduos sólidos urbanos, caracterizada pela simples descarga sobre o solo, sem critérios técnicos e medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública. É o mesmo que descarga a “céu aberto”, sendo considerada inadequada e ilegal segundo a legislação brasileira

Já o aterro controlado é uma técnica utilizada para confinar os resíduos sólidos urbanos sem poluir o ambiente externo, porém sem a implementação de elementos de proteção ambiental. Essa técnica produz poluição localizada, não havendo impermeabilização de base (comprometendo a qualidade do solo e das águas subterrâneas) e nem sistema de tratamento de lixiviados (chorume mais água de infiltração) ou de extração e queima controlada dos gases gerados. Esse método é preferível ao lixão, mas apresenta qualidade bastante inferior ao aterro sanitário.

O aterro sanitário – Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o aterro sanitário é uma técnica de disposição de resíduos sólidos urbanos no solo, que não causa danos à saúde pública e ao meio ambiente, pois utiliza medidas de minimização dos impactos ambientais. Esse método utiliza princípios de engenharia para confinar o menor número de resíduos sólidos na menor área possível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada trabalho, ou em intervalos menores, se necessário.
Fonte: FEAM - Fundação Estadual de Meio Ambiente

VOCÊ SABIA?

0 comentários

  • O chorume (líquido escuro contendo alta carga poluidora proveniente de matéria orgânica em putrefação) e os gases são os maiores problemas causados pela decomposição do lixo?

  • Os resíduos lançados em lixões causam doenças transmitidas por moscas, mosquitos, baratos, ratos?

  • Geram também gases que intensificam o efeito estufa?

  • Os resíduos lançados em encostas podem causar deslizamentos em épocas de chuva e grandes tragédias?


Mande suas dúvidas e compartilhe as discussões que acontecem em sua cidade no Blog e no Hotsite do Parlamento Jovem de Minas.

BEM VINDOS!

0 comentários
Está aberta a palavra!

O PJ de Minas dá os seus primeiros passos com a realização dos Parlamentos Jovens Municipais ao longo deste primeiro semestre de 2010. Nesse período, 45 escolas do ensino médio de várias regiões do Estado estarão mobilizadas na discussão do tema central dessa primeira edição do projeto: Resíduos Sólidos e Meio Ambiente.

Essa é uma etapa fundamental do PJ de Minas, pois é nesse momento que as ideias serão postas na mesa, serão discutidas, ponderadas, transformadas em propostas e, finalmente, apreciadas e votadas no Plenário das Câmaras Municipais. Posteriormente, esses documentos serão enviados à Assembleia Legislativa, para subsidiar a Sessão do Parlamento Jovem de Minas, no mês de setembro, com a participação de representantes dos PJ's Municipais.

Por isso, agora é importante fazer as notícias circularem. Esse blog é um espaço para compartilhar as ideias, opiniões, as sugestões e dúvidas que surgirem ao longo dos trabalhos. É um espaço para divulgar as experiências que estão sendo desenlvolvidas em cada município. É o espaço do debate, ampliado e enriquecido, por meio da participação de todos.

Envie as notícias do seu município para o e.mail: parlamentojovemdeminas@gmail.com
para divulgarmos aqui e participe das discussões nos comentários dos posts.

Bem vindos!